terça-feira, 12 de outubro de 2010

Primeiro Concurso de Poesias da Escola


Ocorreu no dia 11/ 09 o 1º Concurso de Poesias com a participação dos pais, alunos, professores e convidados no auditório da EEB Arnoldo Agenor Zimmermann.
O evento ocorreu com duas categorias: de 1ª a 4ª séries e de 5ª a 8ª séries. Sob os olhares atentos das juradas convidadas Leonilda Hostins – Supervisora de Apoio ao Estudante da 15ª GERED, Erondina Junkes – escritora gasparense e a professora emérita de Língua Portuguesa Inês Sevegnani, os alunos declamaram e foram avaliados pelos itens de dicção, pronúncia e desenvolvimento com a poesia.
Na categoria de 1ª a 4ª séries, os vencedores foram os alunos Chaiane Palhano, Luisa Emanuelle Oliveira Leivas e em primeiro lugar Lucas Raulino. Os vencedores de 5ª a 8ª séries foram os alunos: Sabrina Santos Xavier, Natalie Duarte e em primeiro lugar Clarissa Rickmann.
Todos os alunos que declamaram poesias no evento e as juradas foram contemplados com um certificado de participação e os três primeiros lugares em ambas as categorias receberam medalhas.
O Concurso ainda teve a participação das alunas do grupo de dança da Escola com duas apresentações dando uma prévia de sua participação no Festival de Dança de Gaspar.
Os alunos vencedores de ambas as categorias representarão a Escola no Festival de Poesia Municipal. Esse é um projeto desenvolvido pela Escola em parceria com o MEC pelo PDE com o objetivo de melhorar a oratória e desenvoltura dos educandos de nossa Instituição.

Para ver mais fotos clique aqui.

Salada de Frações e Um Enigma




Professora Catia Cilene Voss

Público alvo: 5ª séries dos períodos matutino e vespertino.
Conteúdos: Frações e quantidades.
Objetivos: Contruir o conceito de frações e comparar frações;
Resolver problemas envolvendo frações;
Resolver problemas envolvendo as quatro operações;
Conhecer a importância da alimentação saudável;
Calcular a fração de uma quantidade.
Execução: No primeiro dia do projeto as crianças trouxeram frutas diversas e analisamos cada uma lendo textos trazidos pelas próprias crianças sobre as frutas, foi discutido a importância das frutas na alimentação e os alunos falaram sobre o que já conheciam sobre as mesmas através da aula de ciências. Com isto foi iniciado a confecção de uma salada de frutas através de operações matemáticas que os próprios alunos identificaram e formularam problemas durante a fração ( corte) de cada fruta, identificaram noção de metade , quantidade para cada aluno etc.
Na aula do dia seguinte foi produzido resumo no caderno para conceituar as frações e revisto os problemas discutidos durante a aula de frutas. Duração 6 aulas de 45 minutos.
Após estas aulas os alunos foram levados a testar seus conhecimentos na sala de informática e jogar o jogo “O ENIGAMA DAS FRAÇÕES” .
Com este jogo, os alunos refletiram sobre o conceito de fração assimilaram o que foi aprendido com a pratica. O jogo consiste em dias etapas : Fácil e difícil
A primeira etapa os alunos são levados para jogar após ter sidos explanados e discutido a teoria do conceito da fração em sala de aula. A segunda etapa os alunos são levados a sala informatizada para jogar a partir de já estarem conhecendo as operações matemáticas com frações e poderem assim fixar ainda mais seus conhecimentos.

PROJETO MUSICAL


Público alvo: 6ª série do turno vespertino.
Objetivos: Proporcionar conhecimento da linguagem musical, rítmico, melódico e harmônico desenvolvendo o sentido de estética nos alunos;
Promover o respeito, amizade e a afetividade entre os alunos e professores;
Proporcionar uma atividade extra curricular que sirva de estímulo pra futuros projetos em outras escolas do município.
Execução: As sextas-feiras no período matutino os alunos vem para a escola aprender a tocar instrumentos, bem como, a respeito da história da música, melodia, afinação. Pode-se ressaltar que este projeto visou/ visa modificar os hábitos, comportamentos e opiniões dos alunos problemáticos e/ ou muito agitados para tornarem-se seres sociais mais calmos, plenos e com entendimento acerca de si mesmos e do mundo que os rodeia.

PALESTRA SOBRE O TRÂNSITO

A palestra sobre Prevenção e Conscientização de Acidentes no Trânsito ocorrida nas dependências da EEB Arnoldo Agenor Zimmermann sob a orientação das graduandas do curso de Direito para as turmas de 5ª à 8ª séries do Ensino Fundamental dos períodos matutino e vespertino, assim como, para o Ensino Médio e o EJA do período noturno foi extremamente agradável, esclarecedor e pertinente a realidade sociocultural de nosso bairro no município de Gaspar.
A apresentação de power point estava muito bem feita quanto a visualização de imagens, textos, gráficos, dados, bem como, os questionamentos colocados em meio a estas informações foram realmente feitas com o objetivo de levar os educandos a conscientização, prevenção e educação no trânsito.
Houve uma boa interação entre as palestrantes e os educandos, ora calmos, outroras mais tumultuados, pelo fato de falta de esclarecimentos e ciência da lei e constituição vigente. As palestrantes procuraram intermediar um diálogo fácil, mas ao mesmo tempo, culto facilitando o entendimento e raciocínio dos educandos pequenos e grandes. Os questionamentos levantados para fazer os estudantes falarem também foi muito pertinente.
As graduandas ainda ressaltaram da questão de se fazer um documento por escrito pelos moradores e pessoas que atravessam a área escolar para haver um policial cuidando dos alunos e trazendo maior segurança aos pedestres deste local.
A certeza que temos é de que as palestrantes alcançaram êxito nos esclarecimentos e ensinamentos a respeito do trânsito seja como pedestre ou dentro do meio de locomoção.

O Escriba no Egito Antigo


Professor Willian Spengler
Púbico alvo: 5ª série do período matutino
Objetivos: Identificar ar relações sociais presentes no Egito Antigo;
Reconhecer as funções de um escriba;
Relacionar a função de ler e escrever com a posição social ocupada pelas pessoas.
Execução: Em nosso estudo sobre o Egito antigo aprendemos que os escribas eram uma classe muito importante. Somente eles tinham oportunidade de seguir carreira no serviço público ou como administrador de uma grande propriedade, pois a escrita fazia parte da profissão especializada. Eram tantas as exigências para a carreira de um escriba, quanto honrosas e lucrativas as compensações para quem a seguia. Um jovem que tivesse a sorte de ter passado pela importante escola de escribas de Mênfis, devia não só saber ler, escrever e desenhar com o máximo de habilidade, como também dominar perfeitamente o idioma, a literatura e a história do Egito. Poderiam fazer anotações sobre as colheitas, as cheias do Nilo, o resultado de batalhas, os impostos cobrados, enfim, a vida do Egito.
Nossa turma aprendeu o alfabeto egípcio e montou várias equipes de escribas, sendo que fizemos vários jornais informativos sobre o Egito Antigo, tais como o Jornal do Nilo, que fala sobre a previsão do tempo e a construção das pirâmides, o Jornal do Faraó, que fala sobre o Antigo Império, as cheias do Nilo e o nascimento do filho do faraó, o Cruzeiro do Nilo, que fala sobre o teatro de Osíris e a escola de escribas, o jornal O Antigo Egito, que fala sobre mumificação, e o Jornal do Egito, que fala sobre religião, pirâmides e o Nilo.


quarta-feira, 14 de julho de 2010

Convite

Cine "SER" CVV - Blumenau
Na escola Arnoldo Agenor Zimmermann
Filme: Tempo de Recomeçar
Venha Refletir
Dia 20/07/2010

Às 19h, dia do amigo vamos participar do delicioso café coletivo após a apresentação do filme.

Equipe Gestora e CVV juntos por um futuro melhor.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Final da Competição Soletrando 2011



Ocorreu no dia 1 de julho a grande final da competição Soletrando 2011 em que o vencedor concorrerá com os vencedores das outras escolas por uma vaga para representar o Estado no programa Caldeirão do Huck em seu quadro como o mesmo nome da competição. Os alunos de 4ª a 8ª séries assistiram a final que ocorreu sob a coordenação da assessora pedagógica Dulceméri Poli e a coordenadora Maria Efigênia Oliveira que digitava as palavras soletradas pelos finalistas sob o olhar atento no telão pelos demais alunos e pela professora Maria Goretti Melo. A grande vencedora foi a aluna Sabrina Xavier dos Santos da 7ª série do turno matutino.

Para ver mais fotos clique aqui.



segunda-feira, 28 de junho de 2010

Intercâmbio Cultural: Norte-Americanos na Escola

Um grupo de 30 norte-americanos de Nebraska pertencentes à 1ª Igreja Evangélica Livre chegaram ao Brasil no dia 17 de junho e mais precisamente em Gaspar na data de 21 de junho. Eles vieram fazer um trabalho de Evangelização, bem como, um intercâmbio cultural explicando sobre o cotidiano, falando sobre valores e educação e ensinado canções aos alunos. A Instituição prestigiada foi a nossa Escola ao qual realizaram essas atividades nos dias 22, 23 e 24 nos três turnos de funcionamento do Educandário. Também na noite do dia 24, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio foram a Sede da Igreja confraternizar com o grupo de norte-americanos com jogos de voleibol, música, bebidas e comidas. Ao longo da estadia em nossa cidade, os norte-americanos também estarão visitando outras regiões como o Morro do Baú.

Por: Caique Fistarol


Para ver mais fotos clique aqui.

Encontro de Grêmios Estudantis

No dia 10 de junho foi realizado uma reunião com os Grêmios Estudantis da região de Gaspar. No local estava presente os colégios: Arnoldo Agenor Zimmermann, Ivo D'Aquino, Honório Miranda e Frei Godofredo. Realizou-se também peças culturais com alguns integrantes dos Grêmios presentes, como o nosso que cantou a música “Te levo Comigo” da banda Restart.

Por: Bruno Fogaça

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Conselho Local De Saúde Bela Vista

Ocorreu no período noturno na nossa escola uma reunião do CONSEG do nosso bairro ao qual iniciou às 19:30 h e com término às 22:30h. Participou da reunião 25 pessoas. A presidente Nadja Maria Volkert Garcia reforçou que a comunidade deve participar da página do Conselho que existe no Orkut, além de qualquer dúvida, esclarecimento, auxílio deverá ir diretamente ao Conselho e/ou entrar em contato pelo e-mail cslbelavista@gmail.com.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia do Meio Ambiente: Exposição de Animais in Vitro

No dia 5 de junho ocorreu o dia do Meio Ambiente. Em face a data exposta, o aluno Bruno Fogaça da 8ª série 1 apresentou na sala de ambiente de Ciências alguns animais in vitro e tirou as dúvidas a respeito dos animais pelo conhecimento adquirido por ser herpetólogo e educador ambiental.

Para ver mais fotos clique aqui.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Geometria da Bola de Futebol

Com superfícies planas, pode-se construir poliedros (poli = várias / edros = faces). Pode-se até construir formas espaciais que têm superfícies curvas, como cilindros e cones.

Mas há formas espaciais que não podem ser construídas dessa maneira, porque suas superfícies não são planificáveis. É o caso esfera.

Este fato colocou um problema para fabricantes de bolas de vôlei, futebol, basquete, etc. Se você observar as bolas usadas nos esportes, perceberá que há mais de uma maneira de fabricá-las.

O projeto “Bola de Futebol” foi realizado com 3 turmas de 6ª série, em grupos de até 6 alunos, e consistiu em utilizar os moldes planificados: pintar, recortar, dobrar as abas e colar uns nos outros, seguindo uma ordem lógica, formando assim a bola.

Para tanto utilizamos 12 pentágonos e 20 hexágonos com mesma aresta (medida do lado). Aproveitamos para comparar as nomenclaturas: os prefixos gregos PENTA (5) e HEXA (6) nos remetem a situação atual da seleção brasileira, pois é Penta-Campeã e busca o título de Hexa-Campeã.

Nas bolas de futebol, esses polígonos das faces são feitas de couro e costurados um no outro. O couro é um material deformável. Por isso, injetando ar sob pressão em seu interior, essa superfície infla, arredondando ainda mais e tornando-se praticamente esférica. Os gomos perdem sua forma plana e já não temos mais um poliedro, mas uma bola de futebol!


Consulta: Livro Matemática Para Todos – 6ª Série – Imenes e Lellis 2007


Para ver mais fotos clique aqui.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Os Jogos no Ensino da Matemática


A escola enquanto instituição tem por dever educar, repassar valores, mediar conhecimentos, ensinar os alunos a pensar de modo seguro, autônomo e transformador socializando com seus colegas, amigos, pais e professores.

Repensando nessa premissa é que a direção, coordenação e corpo docente planejaram um Recreio Monitorado assegurando o zelo e os ensinamentos divertindo, reorganizando e estruturando esse pequeno momento entre as aulas.

Pensando nessa proposta, a professora Andrea Cristina Viera juntamente com a turma de 6ª série do turno matutino desenvolveram o projeto Jogos no Ensino da Matemática, o qual após pronto, atingiu todos os alunos do Ensino Fundamental no Recreio. A professora Andrea ao montar o projeto acredita que o uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os adolescentes gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido . A aprendizagem através de jogos permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e divertido. Para isso eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária.




Para ver mais fotos clique aqui.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Do Desafio

No dia 25 de maio ocorreu na escola nos períodos matutino e vespertino atividades físicas no ginásio da instituição para os alunos de 1ª a 8ª séries. As atividades foram coordenadas por alunas do curso de Educação Física da Furb.
A proposta era manter a socialização e despertar a prática consciente do bem estar físico que causa nas pessoas que o tem como costume diário. Abaixo você pode notar as fotos e o vídeo demonstrativo de o quê ocorreu nesse dia:




Para ver mais fotos clique aqui.

Palestra sobre animais peçonhentos CVV

No dia 15 de maio foi realizada uma palestra no Centro Esportivo Sesi para a organização do CVV e convidados.
Esta palestras foi ministrada pelo estudante de Herpetologia Bruno Fogaça onde esteve demonstrando espécimes de animais e fatos sobre este assunto.
O conteúdo debatido foi sobre os acidentes causados por animais peçonhentos da nossa região como: jararaca, coral verdadeira, aranha marrom e aranha armadeira.
Esta palestra foi dedicada a preservação e aos cuidados para e com esses animais, lembrando-os que eles trazem muito mais benefícios a nossa saúde do que nos prejudicam. Também foi falado dos primeiros socorros em caso de um acidente com um desses animais.
Esta palestra foi sem fins lucrativos, mas para mim a oportunidade de estar palestrando para um público interessado no assunto debatido e também poder passar algo sobre um conteúdo mal interpretado pelo público é saber o que são esses animais peçonhentos é satisfatório.
Por: Bruno Fogaça

Para ver mais fotos clique aqui

Datas Comemorativas

01 - Semana Mundial do Meio Ambiente
01 - Primeira transmissão de TV no Brasil
01 - Dia da Imprensa
03 - Corpus Christi
05 - Dia da Ecologia
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Merenda Escolar: Dados

Desde o dia 5 de abril a empresa Coan assumiu as Instituições Escolares, incluindo a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann. Todo dia é preparado refeições variadas seguindo as orientações de uma nutricionista responsável por uma alimentação saudável para os alunos.
A diretora Marli Sontag todos os dias faz a contagem de quantos alunos quiseram desfrutar da merenda do dia. A Escola conta com 900 alunos ao qual recebem merenda e no total de refeições servidas mensalmente se dá em média 11.000 pratos de comida/lanches diversos, ou seja, uma média de 62% dos alunos alimentam-se na Escola.


Por: Caique Fistarol


Celular, Câmeras Digitais e Materiais Eletrônicos Ligados a Diversão e Sem Respaldo Educacional

De acordo com a lei nº14.363 assinada pelo governador de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira na data de 25 de janeiro de 2008 dispõe a proibição do uso de telefone celular e aparelhos eletrônicos em sala de aula, tanto por parte dos educandos, quanto do corpo docente escolar. Na nossa escola, caso o aluno seja pego com algum aparelho eletrônico em sala de aula, este é retirado do aluno e só é entregue quando os pais ou responsáveis buscarem.

Por: Caique Fistarol

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia do Desafio


Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano. Em 2010 o município de Gaspar compete com Puerto Padre, localizada no centro-leste de Cuba. Ganha quem tiver o maior número de participantes.
Para participar pode-se fazer qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, entre 7h e 21h.
Participação de Gaspar no Dia do Desafio nos últimos anos:
2008 - 19.425
2007 - 18.842
2006 - 24.066
2005 - 23.276
2004 - 19.661
2003 - 19.147

Bela Vista's Guide

Público alvo: 7ª séries do matutino e vespertino
Conteúdos: * There to be (simple present);
* Preposições de lugar;
* Lugares;
* A Rosa-dos-Ventos;
* Pontos Cardeais;
* A Bússola.

Interdisciplinariedade: Artes e Geografia.

Objetivo: Redescobrir e analisar a área geográfica do bairro ao qual situa-se a comunidade escolar e ser capaz de comunicar-se eficazmente em língua estrangeira inglesa utilizando as estruturas gramaticais acima descritas.

Planejamento e execução: Em grupos de no máximo 4 integrantes, os alunos pesquisaram diversas áreas do bairro, tanto em nomes de ruas quanto em lugares, e os reproduziram em forma de maquete. Em grande escala, utilizando materiais recicláveis e estes, foram desenvolvidos em sala de aula. Após ter a maquete pronta, os educandos deveriam pesquisar a Rosa-dos-Ventos, bem como, os pontos cardeais e colaterais. Após pesquisarem e estudarem, produziram textos com a estrutura descrita acima. Cada grupo pegou seu projeto e montou seu “Bela Vista's Guide”, ao qual, ao termino juntamos todos e analisamos onde estavam os acertos e os pontos indesejáveis a ser corrigidos.
No dia 08/05, juntamente com a entrega de boletins aos pais e/ou responsáveis, as alunas Débora Shaiane Fellippi e Camila Zanella Fernandes, organizaram uma exposição, a qual, explicavam aos pais o trabalho realizado no primeiro bimestre deste ano letivo.

Avaliação: 30% pela maquete e participação do grupo na confecção;
20% pela pesquisa d'A Rosa dos Ventos e dos pontos cardeais e colaterais;
50% pelo Guide entregue junto da maquete

Número de aulas para execução do projeto: 8 aulas

Entrega de Boletins e Comemoração do Dia das Mães

No dia 8 de maio ocorreu na escola durante o horário das 14 h até as 18 h, a reunião de entrega dos boletins do 1º bimestre aos pais/responsáveis. O encontro ocorreu na véspera do dia das mães e para homenageá-las houve nesse ínterim sorteio de brindes doados pelos professores, coordenação e direção. Juntamente ao evento, ocorreu a apresentação de alunos com poesias e textos referentes às mães, bem como, a venda de pastéis.
Houve uma significativa vinda e disposição dos pais/responsáveis em dialogar com os professores acerca das notas, avaliações, dificuldades e problemas comportamentais dos educandos. Foi um evento satisfatório para toda a comunidade.

Homenagem Cívica

Ocorreu no dia 30 de abril a homenagem cívica mensal e neste mês foi organizada pela professora de artes, Juciléia Reis, tanto no turno matutino, quanto no vespertino. Primeiramente, alunos, professores e funcionários cantaram o Hino Nacional. Seguindo o protocolo houve uma encenação teatral sobre Monteiro Lobato realizada pelas oitavas séries 1 e 3, respectivamente da manhã e tarde. Logo após, as turmas das terceiras séries colocaram as máscaras com rostos dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e cantaram a música das mesmas histórias e do mesmo seriado. No período matutino, a aluna Amanda Castro declamou a poesia “From this moment” da cantora Shanaia Twain. Finalizando a diretora Marli Sontag repassou os recados a respeito das normas e cantou-se parabéns aos professores, funcionários e alunos que fizeram aniversário no mês vigente.
Por: Caique Fistarol

terça-feira, 20 de abril de 2010

Wilson Magic Show

Em comemoração a páscoa esteve na escola Wilson Magic Show no dia 31/03/2010 com uma excelente apresentação de mágica e ilusionismo. E para acompanhar a comemoração a escola fez um lanche especial para todos os alunos presentes. Neste show os alunos puderam participar de varias mágicas, inclusive fazendo uma aluna da 8ª série levitar!

Por: Daniel 8º 01

Palestra sobre drogas.

Dia 26 de março aconteceu uma palestra sobre drogas com o Professor Ricardo.
Ele explicou sobre todos os tipos de drogas, os efeitos delas, onde foram criadas, países e origens. Também mostrou fotos ilustrando o assunto. Ele deu vários exemplos de acidente, como pessoas que acabaram se ferindo ou até mesmo morrendo por causa das drogas. E por fim, ele teve um bate papo com os alunos e discussão sobre o assunto.

Por: Daniel 8º01

Homenagem aos 76 anos de Gaspar

Aconteceu no dia 19 de março uma homenagem a Gaspar em comemoração aos seus 76 anos de emancipação. Na homenagem organizada pela Profª Juliana, os alunos fizeram cartazes e apresentações mostrando os significados dos símbolos da bandeira. Na semana do aniversário os alunos colaram cartazes ilustrativos pela escola toda. Todas as turmas de 5ª a 8ª séries fizeram um texto cada, falando de Gaspar.


Por: Daniel 8º01

Pulseirinhas do Sexo



Estas pulseiras coloridas tem diversos significados e são usadas principalmente por jovens. E cada uma delas tem um certo significado que vai desde simples beijo a ter relações sexuais.
A finalidade dessas pulseiras é um jogo em que se a pessoa arrebentar a mesma que esteja em outra pessoa ela terá que cumprir o que a pulseira indica.
Hoje em dia são quase todos os públicos que as estão usando, desde crianças, na maioria jovens e em alguns casos até adultos.
Só que essa moda já passou de uma certa brincadeira: essas pulseirinhas estão sendo alvo principalmente de pedófilos e estupradores da nossa sociedade.
Esta brincadeira vai além de arrebentar as pulseiras, mas sim levar a pessoa a ter atos sexuais com ela.
Atualmente a mídia repassa muitas informações e ao mesmo tempo ela transmite assuntos pouco necessários ao conhecimento do publico geral, ela apenas fala dos acontecimentos e as consequências do uso inapropriado dessas pulseiras.
As nossas escolas devem alertar acima de tudo os alunos que esses artefatos coloridos não são apenas simples pulseiras, mas algo muito importante que deve-se ser discutido com os pais e alunos sobre o seu significado, porque muitos não o conhecem e passam a usar por mero modismo. Esta brincadeira é muito séria e se for usado por pessoas má-intencionadas o resultado pode ser grave.
Por isso nossas escolas devem proibi-las porque isso começa dentro do próprio recinto.
Por: Bruno Fogaça 8º01

Instalações

A escola está estabelecida em um terreno de 9.600 m2, sendo que o espaço construído ocupa 4.000 m2. Nesse espaço estão incluídas salas de aulas, área de alimentação, biblioteca, secretaria, salas de apoio pedagógico, sala dos professores, sala de informática e depósitos de materiais diversos (jogos, bolas, merenda, manutenção, ...).

As salas de aula, de 1a a 4a série são das turmas, e de 5a a 8a são Salas Ambiente, ou seja, o aluno se desloca para as salas, de acordo com o horário, das disciplinas especificadas.

Estrutura

A escola oferece ensino da Primeira Série ao complemento do Ensino Médio. Hoje, a unidade tem cerca de 962 alunos, distribuídos em 33 turmas que estão regularmente matriculados na escola nos períodos diurno e noturno. Eles são atendidos por um grupo de 40 professores, 6 serventes, 2 assistentes técnicos pedagógicos, um assistente de educação, 2 assistentes de direção e um diretor.

Histórico

A escola deu início as suas atividades em 1966 e até 1979 funcionou com o nome de Escola Isolada Procópio, situada a margem direita da rodovia Jorge Lacerda atendendo as séries iniciais, posteriormente transferida para a rua Adriano Kormann no bairro Bela Vista. No ano de 1980 foi transformada em Escola Básica Arnoldo Agenor Zimmermann, contemplando as séries finais.

Seu nome deve-se em reconhecimento ao proprietário Arnoldo Agenor Zimmermann que doou o terreno ao governo do estado, beneficiando a comunidade escolar.

Com a exigência da demanda escolar foi inaugurada no dia 18 de setembro de 1990 o atual prédio que atualmente conta com 962 alunos no ensino fundamental e médio.

Nossa unidade escolar tem como princípio nos dias atuais proporcionar a paz junto a comunidade escolar.