segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Passeio Quintos Anos Florianópolis 2014


E.E.B Arnoldo Agenor Zimmermann
Cursistas: Andrea Vieira, Antonio Carlos Rocha, Rosana Dalmarco e Rosilene da Silva Gonçalves

Plac2 – Atividade 1 – Primeiro Momento

SAÍDA DE ESTUDO - AULA DE HISTÓRIA

A saída de estudos dos alunos dos quintos anos para Florianópolis tem como objetivo fazer com que os alunos percebam as transformações ocorridas, sobre a ação humana na construção do povoamento e na urbanização no estado de SC. Identificando a ascendência e descendências das pessoas que permanecem a sua localidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seu deslocamentos e confrontos étnico culturais em diferentes tempos e espaços.
Observando diferentes relações de trabalho, no presente, em outras épocas, e relacionando a história local com a história do Brasil, desenvolver o conceito de cultura. Confrontando as informações colhidas em registros diferentes, referente aos mesmos acontecimentos históricos relacionando lugar e tempo.
A atividade também possibilitou visualizar o relevo e hidrografia do lugar. Durante as aulas de história houveram duvidas sobre como se chegava na ilha e se tinham pessoas morando lá, pois na imaginação de muitas crianças a ilha ainda é um montinho de terra com um pé de coqueiro no meio.
Exemplo de algumas imagens trabalhadas em sala, antes da viagem:




 

Como o passeio foi todo registrado através de câmeras fotográficas pela professora pelos e alunos. A professora juntou as fotos e programou uma aula, utilizando recursos midiáticos, em que apresentou a viagem com todas as fotos para a turma. Foi muito interessante, inclusive para aqueles alunos que que não puderam ir ver como se chega numa ilha, por exemplo, visualizar as pontes, as suas dimensões, assim como a estrutura arquitetônica do espeço urbano.
Exemplo de algumas imagens trabalhadas em sala, depois da viagem:










Nenhum comentário: