segunda-feira, 31 de maio de 2010

Merenda Escolar: Dados

Desde o dia 5 de abril a empresa Coan assumiu as Instituições Escolares, incluindo a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann. Todo dia é preparado refeições variadas seguindo as orientações de uma nutricionista responsável por uma alimentação saudável para os alunos.
A diretora Marli Sontag todos os dias faz a contagem de quantos alunos quiseram desfrutar da merenda do dia. A Escola conta com 900 alunos ao qual recebem merenda e no total de refeições servidas mensalmente se dá em média 11.000 pratos de comida/lanches diversos, ou seja, uma média de 62% dos alunos alimentam-se na Escola.


Por: Caique Fistarol


Celular, Câmeras Digitais e Materiais Eletrônicos Ligados a Diversão e Sem Respaldo Educacional

De acordo com a lei nº14.363 assinada pelo governador de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira na data de 25 de janeiro de 2008 dispõe a proibição do uso de telefone celular e aparelhos eletrônicos em sala de aula, tanto por parte dos educandos, quanto do corpo docente escolar. Na nossa escola, caso o aluno seja pego com algum aparelho eletrônico em sala de aula, este é retirado do aluno e só é entregue quando os pais ou responsáveis buscarem.

Por: Caique Fistarol

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Dia do Desafio


Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano. Em 2010 o município de Gaspar compete com Puerto Padre, localizada no centro-leste de Cuba. Ganha quem tiver o maior número de participantes.
Para participar pode-se fazer qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, entre 7h e 21h.
Participação de Gaspar no Dia do Desafio nos últimos anos:
2008 - 19.425
2007 - 18.842
2006 - 24.066
2005 - 23.276
2004 - 19.661
2003 - 19.147

Bela Vista's Guide

Público alvo: 7ª séries do matutino e vespertino
Conteúdos: * There to be (simple present);
* Preposições de lugar;
* Lugares;
* A Rosa-dos-Ventos;
* Pontos Cardeais;
* A Bússola.

Interdisciplinariedade: Artes e Geografia.

Objetivo: Redescobrir e analisar a área geográfica do bairro ao qual situa-se a comunidade escolar e ser capaz de comunicar-se eficazmente em língua estrangeira inglesa utilizando as estruturas gramaticais acima descritas.

Planejamento e execução: Em grupos de no máximo 4 integrantes, os alunos pesquisaram diversas áreas do bairro, tanto em nomes de ruas quanto em lugares, e os reproduziram em forma de maquete. Em grande escala, utilizando materiais recicláveis e estes, foram desenvolvidos em sala de aula. Após ter a maquete pronta, os educandos deveriam pesquisar a Rosa-dos-Ventos, bem como, os pontos cardeais e colaterais. Após pesquisarem e estudarem, produziram textos com a estrutura descrita acima. Cada grupo pegou seu projeto e montou seu “Bela Vista's Guide”, ao qual, ao termino juntamos todos e analisamos onde estavam os acertos e os pontos indesejáveis a ser corrigidos.
No dia 08/05, juntamente com a entrega de boletins aos pais e/ou responsáveis, as alunas Débora Shaiane Fellippi e Camila Zanella Fernandes, organizaram uma exposição, a qual, explicavam aos pais o trabalho realizado no primeiro bimestre deste ano letivo.

Avaliação: 30% pela maquete e participação do grupo na confecção;
20% pela pesquisa d'A Rosa dos Ventos e dos pontos cardeais e colaterais;
50% pelo Guide entregue junto da maquete

Número de aulas para execução do projeto: 8 aulas

Entrega de Boletins e Comemoração do Dia das Mães

No dia 8 de maio ocorreu na escola durante o horário das 14 h até as 18 h, a reunião de entrega dos boletins do 1º bimestre aos pais/responsáveis. O encontro ocorreu na véspera do dia das mães e para homenageá-las houve nesse ínterim sorteio de brindes doados pelos professores, coordenação e direção. Juntamente ao evento, ocorreu a apresentação de alunos com poesias e textos referentes às mães, bem como, a venda de pastéis.
Houve uma significativa vinda e disposição dos pais/responsáveis em dialogar com os professores acerca das notas, avaliações, dificuldades e problemas comportamentais dos educandos. Foi um evento satisfatório para toda a comunidade.

Homenagem Cívica

Ocorreu no dia 30 de abril a homenagem cívica mensal e neste mês foi organizada pela professora de artes, Juciléia Reis, tanto no turno matutino, quanto no vespertino. Primeiramente, alunos, professores e funcionários cantaram o Hino Nacional. Seguindo o protocolo houve uma encenação teatral sobre Monteiro Lobato realizada pelas oitavas séries 1 e 3, respectivamente da manhã e tarde. Logo após, as turmas das terceiras séries colocaram as máscaras com rostos dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo e cantaram a música das mesmas histórias e do mesmo seriado. No período matutino, a aluna Amanda Castro declamou a poesia “From this moment” da cantora Shanaia Twain. Finalizando a diretora Marli Sontag repassou os recados a respeito das normas e cantou-se parabéns aos professores, funcionários e alunos que fizeram aniversário no mês vigente.
Por: Caique Fistarol